SUSTENTABILIDADE

É o compromisso das empresas gerenciar e melhorar seus resultados econômicos, impactos ambientais, implicações sociais e a salvaguarda cultural de suas atividades em nível empresarial, local, regional e mundial. Por isso, estruturamos todas as nossas ações com esses objetivos em um Programa de Sustentabilidade. Com isso, passamos a acompanhar de forma sistemática a efetividade da nossa atuação, garantindo a melhoria continua da nossa atuação, a nossa prosperidade e a perenidade do nosso negócio.

Nosso programa foi elaborado a fim de contribuir com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. De modo geral, a proposta é que a ONU, governos, sociedade civil e outros parceiros atuem em conjunto a fim de acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Ou seja, melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.

Nosso desejo é que este programa nos guie, aponte caminhos e assente bases para o desenvolvimento de práticas que garantam a competitividade e a sustentabilidade na cadeia de valor do Grupo Oncomed. Isso tudo,  por meio do aperfeiçoamento da gestão empresarial e de pessoas, do aprimoramento de processos, bem como uma aprimorada prestação de serviços, em vista de uma maior competitividade e da perenidade do negócio.

Conheça abaixo todas as nossas iniciativas. Elas estão divididas em três pilares: planeta, prosperidade e pessoas.

 

PLANETA

 

Tratamento e destinação de resíduos

Buscamos assegurar a excelência no processo de destinação e tratamento adequado de resíduos químicos, biológicos e comuns gerados na instituição. Além disso, atuamos junto com nossos pacientes, solicitando que eles devolvam o blister dos medicamentos orais na próxima consulta, a fim de garantir o descarte correto em toda a cadeia.

Atualmente, descartamos três tipos de resíduos hospitalares:

  • A – resíduos pontualmente infectantes, como algodão e luvas que possuam fluidos corporais
  • B – resíduos químicos, como medicamentos, blister, pilhas e lâmpadas
  • E – resíduos perfurocortantes, como agulhas e frascos de vidro

Destinamos todo o material para uma empresa parceira, credenciada e certificada, que recolhe e trata o lixo, antes da destinação final.

Essa ação atende aos ODS

 

Fracionamento de doses de medicamento oral

Como oferecemos quimioterapia oral – comprimido ou cápsula– para que o paciente possa tomar em sua própria casa, nós entendemos que é nossa responsabilidade não só garantir o consumo correto do medicamento, mas também minimizar o descarte desse tipo de resíduo químico. Por isso, fracionamos as doses a fim de oferecer apenas a quantidade de comprimidos necessários até a próxima consulta do paciente, garantindo que não haja sobra que necessite de descarte. Com a medida, além de oferecer uma maior segurança para pacientes, meio ambiente e comunidade, ainda geramos uma economia para a instituição e operadoras de saúde parceiras, já que não há desperdício de medicamentos.

Essa ação atende aos ODS

 

Edificação Verde

O projeto do Orizonti, Instituto Oncomed de Saúde e Longevidade, foi todo pensado para se integrar ao meio ambiente e promover o menor impacto possível. Trabalhamos com duas frentes principais:

  • Eficiência hídrica: o projeto conta com um extenso telhado verde que contribui para a redução das ilhas de calor, sequestro de gás carbônico e produção de oxigênio que, além de apoiar na qualidade climática, diminui o consumo de energia com aparelhos climatizadores. Este tipo de telhado também apoia na redução do consumo de água, pois permitirá a coleta e o uso da água de chuva para reuso em descargas, limpeza externa e irrigação, e regulará a drenagem de águas pluviais.
  • Eficiência energética: o projeto do instituto também contempla diversos itens para a redução do consumo de energia, como iluminação led, sensores para comando de iluminação, aquecimento de água por placas solares e sistema automatizado de ar condicionado.

Essa ação atende aos ODS

 

PROSPERIDADE

 

Campanhas de conscientização

Sabemos que o nosso papel enquanto empresa da área da saúde vai muito além de tratar doenças. Entendemos que precisamos ter uma forte atuação na conscientização de toda a comunidade sobre a adoção de hábitos de vida saudáveis – fundamentais para uma vida longeva – e também sobre a necessidade de prevenção e do diagnóstico precoce de todos os tipos de câncer. Por isso, realizamos campanhas de comunicação a fim de levar conhecimento e informação para todos os nossos stakeholders. Atuamos mais fortemente nas ações sobre câncer de cabeça e pescoço, colorretal, mama, próstata, pele e infanto-juvenil, mas não deixarmos de contribuir com campanhas de saúde mental e de saúde e segurança para colaboradores.

Essa ação atende ao ODS

 

Consumo correto de medicamento

Entendemos que, como fornecemos medicamento para uso oral, é nosso papel conscientizar os pacientes e comunidade em geral sobre o consumo correto e descarte seguro de medicamentos e embalagens. Atuamos em duas frentes:

  • distribuição de material informativo para pacientes sobre consumo correto;
  • fracionamento das cartelas de comprimidos para disponibilização apenas na quantidade exata de comprimidos e solicitação de devolução do blister nas consultas para conferência.

Essa ação atende aos ODS

 

Apoio a instituições e projetos sociais

Acreditamos que podemos fazer ainda mais a diferença no social, contribuindo para tornar o mundo melhor. Por isso, sempre que temos oportunidade, apoiamos projetos e instituições a fim de fortalecer comunidades e dar força a causas que acreditamos. Anualmente realizamos a campanha do agasalho, onde convidamos colaboradores, pacientes e toda a comunidade a doar peças em bom estado, e encaminhamos para instituições necessitadas. Também atuamos de forma específica, apoiando iniciativas como a ONG Mamamiga, o Grupo Pérolas de Minas e o projeto Lá da Favelinha.

Essa ação atende aos ODS

 

 

Voluntariado

Humanizar as relações dentro da instituição, contribuindo com alegria, motivação, engajamento e comprometimento. É com esse propósito que nasceu a Trupe da Alegria, grupo composto por colaboradores voluntários que participaram de uma oficina de introdução à linguagem de palhaço. Por meio de brincadeiras, músicas e muito carinho, a trupe leva acalento e esperança para pacientes, familiares e colaboradores. Além disso, o grupo já rompeu nossos muros e fez ações externas em creches, empresas e outros hospitais.

Essa ação atende aos ODS

 

Geração de emprego e renda

Procuramos apoiar o desenvolvimento da comunidade por meio do aumento de oportunidades de trabalho e renda. Somos uma organização que busca crescer de forma saudável e responsável, e investimos no aumento das nossas operações e na inauguração de nova unidade de negócio, o que nos leva a constante abertura de oportunidades de trabalho, capacitando profissionais para atuar conosco. Só em 2020 iniciamos processo seletivo para a contratação de quase 700 novos colaboradores para o Grupo Oncomed.

Essa ação atende ao ODS

 

PESSOAS

 

Cultura de sustentabilidade

Sabemos do importante papel que o desenvolvimento sustentável tem para que tenhamos um mundo mais próspero. Por isso, desenvolvemos projetos e ações atrelados aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, e buscamos conscientizar colaboradores e comunidade sobre o importante papel de cada um nesse propósito. Dessa forma, queremos promover uma cultura de sustentabilidade não só no ambiente corporativo, mas estendendo-a para a sociedade.

Neste aspecto, atuamos em ações por meio das quais colaboradores e stakeholders manifestam sua identidade, preservam e cultivam conhecimento, princípios e valores, de geração para geração, incluindo a transparência, bem como sua postura ética, compliance, accountability e a preservação de seus bens e ativos culturais.

Essa ação atende aos ODS

 

 

Liderança feminina

Na Oncomed acreditamos na igualdade de gênero, e que as mulheres são extremamente capazes de ocupar qualquer posição de tomada de decisão. Apesar de o nosso mercado contar com uma força de trabalho fortemente feminina, sabemos que as oportunidades nem sempre são iguais para homens e mulheres. No entanto, elas ocupam mais da metade do nosso quadro de colaboradores, e estão em maior número em nossos cargos de liderança, incluindo a posição de direção-executiva. E claro, sem distinção de salário relacionada à gênero.

Essa ação atende ao ODS

 

Diversidade

Acreditamos que a capacidade de entrega e de desenvolvimento profissional não é determinada por etnia, orientação sexual, identidade de gênero, cultura, religião, aparência, deficiência, idade ou demais pilares da diversidade. Por isso, durante as diversas etapas dos nossos processos de recrutamento e seleção, e no trabalho de cada um no dia-a-dia, não fazemos, e nem permitimos, qualquer distinção ou discriminação. Nós nos pautamos pelos nossos princípios, valores e competências, além das capacidades técnicas, a fim de garantir oportunidades justas e igualitárias a todos.

Essa ação atende aos ODS

 

Remuneração e benefícios

Nós nos preocupamos com a valorização de cada profissional, estimulando seu desenvolvimento e buscando um ambiente de trabalho cada vez melhor. Possuímos uma política de remuneração bem definida e que, assim como os benefícios, seguem as orientações do setor de saúde. Trabalhamos com sistema de pontuação, de acordo com as características de cada função, garantindo um sistema justo e sem diferenciação em razão do gênero. Além disso, cumprimos todas as convenções coletivas firmadas com o sindicato dos trabalhadores.

Essa ação atende aos ODS

 

Menor Aprendiz

Sabemos do nosso importante papel na preparação dos jovens, apoiando-os e desenvolvendo-os para o mercado de trabalho. O programa de aprendizagem tem como objetivo a inclusão social e o exercício da cidadania plena, por meio da oportunidade de qualificação prática e teórica. Assim, damos oportunidade para que os jovens conquistem o primeiro emprego, e obtenham papel de destaque no mercado de trabalho.

Essa ação atende aos ODS

 

 

Programa de estágio

Dar oportunidades para o ingresso de jovens no mercado de trabalho, permitindo o exercício das suas funções a fim de maior aprendizado e de desenvolvimento de competências profissionais. O Programa de estágio é uma porta de entrada de jovens na empresa e se dá de duas formas: entradas fixas, a fim de compor o quadro do Instituto Orizonti, e de forma pontual, de acordo com as necessidades e demandas das áreas do Grupo Oncomed. Em ambas as unidades, os jovens são acompanhados de perto durante todo o contrato, garantindo um desenvolvimento constante.

Essa ação atende aos ODS

 

 

Programas corporativos de capacitação

Por meio de diferentes programas propostos pela área de Recursos Humanos, promovemos oportunidades de desenvolvimento para cada colaborador, com a finalidade de ajudá-lo a atuar de forma mais efetiva, facilitando o acesso e melhorando seu desempenho técnico e comportamental, além de promover uma cultura de inovação. Isso porque acreditamos que programas de educação corporativa constroem uma ponte entre o desenvolvimento das pessoas e as estratégias de negócio da empresa.

Atualmente, possuímos quatro frentes de atuação:

  1. Treinamentos de Integração: série de treinamentos que formam a trilha de aprendizagem do novo colaborador, customizada de acordo com cada função.
  2. Calendário de treinamentos anuais: abrange aqueles que são obrigatórios de acordo com a legislação vigente e órgãos acreditadores, por exemplo.
  3. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): anualmente cada gestor define junto à área de RH ações de desenvolvimento para cada liderado. A partir de uma visão macro de toda a empresa, a aérea define os cursos que serão ofertados corporativamente e os investimentos na capacitação individual.
  4. Programa de Desenvolvimento de Equipes (PDE) e Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL): oferecido no último trimestre de cada ano, busca desenvolver competências técnicas e comportamentais de forma coletiva de acordo com cada perfil – colaborador ou líder.

Essa ação atende aos ODS

 

 

Programa de Integração

Treinamento de integração 360º, que vai além de normas e processos, e apresenta as diversas áreas da empresa e aqueles que fazem acontecer. Assim, é possível imprimir os valores institucionais já no primeiro contato. Cada novo colaborador é acompanhado de perto pelo líder e área de Recursos Humanos durante os primeiros 90 dias, com ciclos de avaliações, e cumprimento da trilha de treinamentos introdutórios.

Essa ação atende aos ODS

 

 

Monitoramento de clima organizacional

Aplicamos de forma periódica a Pesquisa de Clima que avalia a percepção dos colaboradores baseado em pilares como desenvolvimento, condições de trabalho e reconhecimento e valorização. Após a divulgação dos resultados, a área de Recursos Humanos realiza grupos focais para ouvir e as sugestões de melhorias e, a partir daí, desenvolve um plano de ação para implementação daquilo que é pertinente a organização.

Além disso, ao longo do ano, são desenvolvidas ações para a garantia de um clima organização favorável por meio de um diálogo constante. Exemplo disso são as Rodas de Conversa, conduzidas pela equipe e psicologia, a fim de ouvir as angústias dos colaboradores e apoiando-os para a manutenção da saúde mental.

Essa ação atende aos ODS