Projeto Novas ideias farmacêuticas


A Oncomed sempre preocupada em prestar o melhor atendimento e assistência aos seus pacientes incentiva e encoraja programas internos de melhoria. Com este objetivo foi criado pela coordenação de farmácia o programa Novas Idéias Farmacêuticas. De acordo com Suellen Pegnolatto, supervisora de Farmácia, “o projeto visa estimular a equipe a contribuir com soluções para algum problema atualmente vivenciado pelo setor ou propor ações inovadoras que possam elevar a qualidade do serviço farmacêutico prestado na Instituição, sempre com foco na experiência do paciente e sustentabilidade institucional”.

Os projetos apresentados trataram de assuntos como:

– Otimização da validação das prescrições com consequente aumento da segurança do paciente, facilidade e agilidade na atividade de validar as prescrições.

– Utilização da ferramenta Business intelligence (BI), para realização das análises dos indicadores setoriais da farmácia.

– Criação de um aplicativo disponível para dispositivos móveis, com a intenção de oferecer uma nova experiência ao paciente através de um maior suporte relacionado ao seu tratamento medicamentoso oral.

– Criação de um aplicativo disponível para dispositivos móveis, com a intenção de oferecer uma nova experiência ao paciente através de um maior suporte relacionado ao seu tratamento medicamentoso oral.

– Automatizar o processo de solicitação de medicamentos não padronizados com o objetivo de trazer mais segurança e agilidade na solicitação de compra e agendamento do paciente para utilização deste tipo de medicamento.

– Automatização da ordem de manipulação dos soros dos pacientes baseada em dados disponíveis no sistema, como ordem e tempo de infusão dos medicamentos para otimizar a liberação de maneira mais assertiva, reduzindo o tempo de espera do paciente e aumentando a rotatividade de leitos disponibilizando-os para novos pacientes.

O projeto vencedor foi o da farmacêutica Thalita Violante, referente a automatização da manipulação de soros, segundo os critérios de viabilidade, aplicabilidade e relação custo/ benefício.

 

A coordenadora da farmácia relatou satisfação ao perceber que todos os objetivos do concurso foram atingidos: “a equipe trabalhou em conjunto para a construção das ideias, houve interação de todos com outros setores da clínica para desenvolvimento e análise de viabilidade, além de despertar em todos a proatividade e um olhar para melhorias constantes no processo”.



Tratamento do câncer deve ser priorizado mesmo na pandemia

Confira matéria do jornal O Tempo, publicado nesta sexta, dia 19 de junho. Nela, a nossa paciente Tatiana Camisassa Bhering conta como a busca por […]

Leia mais
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS