TIMOMA E CARCINOMA TÍMICO

O que são?

O timo é um pequeno órgão que se encontra na parte superior do tórax sob o esterno. Existem diferentes tipos de tumores do timo. Timomas e carcinomas do timo são tumores raros de células que se encontram na superfície do timo. As células tumorais em um timoma, semelhante às células normais do timo, crescem lentamente e raramente podem se espalhar para além do timo. Por outro lado, as células tumorais no carcinoma do timo parecem muito diferentes das células normais e podem crescer mais rapidamente e espalhar para outros locais do corpo. Os timomas podem estar associados à miastenia gravis, uma doença auto-imune.

Sinais e sintomas

Possíveis sinais de timoma e carcinoma tímico incluem tosse e dor torácica mas, muitas vezes, não causam sintomas. Outros sintomas são dificuldade para respirar e outros sintomas respiratórios.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é feito quando, após o paciente apresentar sintomas específicos, exames são realizados para a identificação do problema. Normalmente a radiografia de tórax e a tomografia computadorizada mostram o crescimento de uma massa na região do mediastino. O diagnóstico definitivo é realizado com o exame anátomo patológico após ressecção cirúrgica ou de análise do material retirado para biópsia.

Tratamento

A cirurgia é base do tratamento dos timomas e carcinomas tímicos. A radioterapia e quimioterapia também podem ser utilizadas em determinadas situações e podem vir antes ou depois do tratamento cirúrgico. A quimioterapia é o pilar do tratamento da doença avançada ( que já se apresenta com metástases).

Texto: Dra Mirielle Nogueira